Somos um casal que, de tempos em tempos, surge com algumas ideias que nos tiram da “casinha”… Literalmente! Prazer, Mari e Ralf! Eu, Mari, sempre gostei de redes sociais e de escrever, então sou eu que nos apresentarei aqui.
Mariana, formada em Administração de empresas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Sempre gostei da área do Marketing, mas nunca me encontrei na área dos escritórios e fazer tudo redondinho. Isso até encontrar o outro membro dessa história…
Ralf, Designer de produto formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), que depois de fazer um intercâmbio para a Austrália, se encantou pelo “Outdoor Life”. Na verdade, ele já se identificava com esse estilo de vida antes mesmo de saber que isso poderia ser melhor explorado, assim como eles fazem por lá nessa cultura de fazer atividades ao ar livre e viajar de motorhome - ou apenas adaptando um carro pra isso.
A primeira viagem do Ralf não foi comigo, mas sim com com dois amigos brasileiros que ele dividia apartamento em Melbourne.
Viajando pela costa australiana, dormindo muitas vezes no banco do carro sem adaptação nenhuma! Como na Austrália essa cultura de viajar de carro é forte, é bem mais fácil e acessível encontrar estrutura externa… E ali eles estavam pra aventura - sem falar que eram mais jovens, a coluna ainda não sentia tanto! 😂
Como ninguém volta igual de uma viagem, o Ralf voltou diferente da Austrália, querendo viver mais daquele estilo de vida.
Em 2019 nos conhecemos e aqui começa nossa história juntos.
Eu até gostava de fazer uma trilha ou outra, mas era muito caseira e pouco aventureira. Aos poucos e com a convivência, fui me abrindo para as atividades ao ar livre também. Às vezes pensamos que não gostamos, mas na maioria das vezes só falta incentivo...
Eu melhor do que ninguém posso dizer que um contato com outro aventureiro pode mudar tudo. E aí foi a minha vez de buscar viver mais fora. Analisando a minha própria história, eu cheguei à conclusão: as pessoas só precisam ser inspiradas!
A vontade de conhecer mais lugares e estar mais perto da natureza foi aumentando e com a pandemia em 2020 tivemos a ideia de construir um motorhome artesanal em uma Kia Besta, um utilitário a diesel com as dimensões aproximadas de uma Kombi. Essa história está nas redes sociais como @AlemDoMarTrip 🩵
Ao longo de dois anos fomos construindo e fazendo um dinheirinho com artesanato.... e ficou pronto! Até fomos contar nossa história lá na Rede Globo, no programa de dia dos namorados do AutoEsporte, um registro que não nos deixa mentir, uma grande satisfação e conquista que fala por si!
Passamos 6 meses vivendo na estrada. Os primeiros meses foram muito empolgantes, mas a partir do terceiro mês começamos a ter muitos problemas, a princípio mecânicos, que desencadearam muitos outros - financeiros e de saúde mental, consequentemente. Não entendíamos como ganhar a vida na estrada e fazer dinheiro era difícil.
Saímos com a ilusão de que conseguiríamos nos manter com o dinheiro da internet e não aceitávamos essa frustração. Não preciso nem dizer que as redes sociais, por mais que crescessem e fosse gostosa ter uma troca com as pessoas, era um sonho distante manter uma viagem dessa forma, só de likes. E nem preciso falar o quanto o psicológico ficou afetado, preciso?
Conseguimos com muito esforço chegar até Posadas na Argentina, porém tivemos que voltar por problemas mecânicos na Bestinha.
Vivemos uma fase muito difícil de enfrentar ondas de calor, sem estrutura de banho, sem dinheiro para consertar a vanzinha e dormindo estacionados em oficinas por muitas vezes. Essa é a parte ruim de viver em uma van, você fica muito presa à ela…
E muito sinceramente poucos mostram no Youtube. Não falamos julgando, pois é realmente difícil abrir a câmera quando você só quer que tudo termine, os problemas se resolvam e você não tenha lembrança do dia ruim. Alguns vídeos, por exemplo, eu ainda não consigo reassistir, mas ficou registrado e consigo entender a importância disso.
Toda essa trajetória nos fez repensar e depois de ouvir durante a viagem que estávamos realizando o sonho de muitas pessoas que nos acompanhavam, mas que nunca poderiam fazer isso de viver na estrada por meses... Isso nos incomodava!
Não queríamos realizar o sonho de outras pessoas, mas queríamos que todos tivessem as partes boas que a estrada oferece: conhecer outros lugares, costumes e fazer amizades!
Por isso voltamos pra nossa cidade, vendemos nosso motorhome e criamos a Camperize, onde desenvolvemos móveis para acampar, não para viver no carro, mas para aproveitar o espaço que um carro dispõe para viver mais aventuras lá fora, porque a vida está acontecendo AGORA, enquanto muitos ficam apenas acompanhando a viagem de seus influenciadores favoritos.
E o mais legal? Assim como o Ralf me inspirou e nas redes da @AlemdoMarTrip inspiramos outras pessoas, VOCÊ sempre pode inspirar alguém também!